Certificados de Aforro

Março 06 2012

O ministério das Finanças italiano apresentou esta terça-feira um novo tipo de títulos de dívida pública, que podem ser comprados pelo público na Internet, para encorajar mais italianos a investir na dívida do país.

«Este é o primeiro título de dívida soberana indexado à inflação italiana, com um cupão trimestral e uma maturidade de quatro anos feito especificamente à medida dos aforradores normais e dos investidores», disse em comunicado o ministério das Finanças italiano.

Ao abrigo de um acordo com a Bolsa de valores de Milão, os títulos podem ser também comprados aos balcões dos bancos, acrescenta o comunicado.

A primeira venda dos primeiros instrumentos de dívida «eletrónicos» vai decorrer entre 19 e 22 de março, sendo o investimento mínimo de mil euros.

Esta não é a primeira vez que Roma utiliza a imaginação para convencer os italianos a apostar na dívida do país, tendo criado, no passado novembro, um «dia das obrigações», no qual os bancos não cobraram comissões de transação na compra e venda dos instrumentos.

Apesar de Itália ter conseguido recuperar a confiança dos mercados de dívida pública, o país tem ainda uma dívida pública de 1,9 biliões de euros, cerca de 120,1 por cento do produto interno bruto, e viu a economia entrar em recessão, na segunda metade do ano passado.

fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

publicado por adm às 21:45

Tudo sobre os Certificados de Aforro aqui
pesquisar
 
Pesquisa personalizada
links