Certificados de Aforro

Agosto 20 2012

Os portugueses já retiraram quase 1.500 milhões de euros dos certificados de aforro este ano. Em julho saíram mais 198 milhões.

De acordo com os dados do último boletim mensal do Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP), em julho, os portugueses aplicaram 21 milhões neste produto de poupança, mas resgataram 219 milhões. O saldo líquido foi uma saída de quase 200 milhões.

A estes somam-se mais 1.245 milhões de euros, que foram retirados destes títulos de dívida pública ao longo do primeiro semestre do ano.

A principal razão para esta «fuga» é a baixa rentabilidade, que em agosto atinge o valor mais baixo de sempre. Não há memória de um juro tão baixo: 0,635% é a taxa bruta fixada neste mês.

Ainda assim, permanecem investidos neste produto 9.941 milhões de euros das poupanças dos portugueses.

A par com o desinteresse nos certificados de aforro, os portugueses têm perdido entusiasmo pelos certificados do Tesouro. Inicialmente, por oferecerem uma taxa de juro muito superior, este produto captou a atenção dos investidores, mas mesmo aqui, a rendibilidade tem vindo a baixar.

No mês de julho, os portugueses aplicaram 23 milhões e sacaram 7. Ou seja, em termos líquidos, ainda houve uma entrada de 16 milhões de euros. O total agora investido nestes títulos é de 1.398 milhões de euros.

Mas também aqui, segundo as tabelas publicadas no site do IGCP, a taxa bruta dos juros distribuídos anualmente do primeiro ao quinto ano já estão abaixo de 1%, nos 0,95%. 

Em julho, o juro pago era de 1,2%. São valores que estão a uma longa distância dos 2,1% pagos em novembro do ano passado.

Já a taxa bruta anual para uma aplicação a cinco anos mantém-se nos 6,8%. O mesmo acontece com as aplicações a 10 anos - ficam na mesma, nos 7,1%. 

Muitos investidores estão a trocar estes produtos por outro tipo de aplicações, como os depósitos a prazo, cuja rendibilidade tem sido superior.

fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

publicado por adm às 21:40

Tudo sobre os Certificados de Aforro aqui
pesquisar
 
Pesquisa personalizada
links