Certificados de Aforro

Novembro 25 2010

A rendibilidade dos certificados de aforro continua a aumentar e em Dezembro registará uma nova subida. A taxa de juro que este produto de poupança paga atinge o valor mais alto dos últimos 20 meses para quem fizer subscrições no mês que vem.

De acordo com a fórmula de cálculo utilizada pelo Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP), e que usa como referência a taxa Euribor a três meses nas 10 sessões antes da antepenúltima sessão de cada mês, em Dezembro, as novas subscrições de certificados de aforro vão render 1,134%, face aos 1,109% de Novembro.

Apesar da subida, a segunda consecutiva, a atractividade dos certificados de aforro vai continuar muito abaixo da remuneração oferecida pelos certificados do Tesouro, um produto de poupança concorrente lançado em Julho.

A remuneração deste produto mais recente tem como referência a taxa de juro das obrigações do Tesouro a cinco e dez anos, que têm estado em forte alta. Em Novembro, pagavam 5,65% e em Dezembro deverão render ainda mais, embora ainda não seja conhecida a taxa.

A fraca remuneração é a principal causa que explica fuga dos investidores dos certificados de aforro. Os dados mais recentes do IGCP mostram que, desde o início do ano e até ao fim de Setembro, este produto perdeu 968 milhões de euros, em termos líquidos. Um movimento contrário registam os certificados do Tesouro, no mercado apenas desde Julho. No primeiro mês, os portugueses aplicaram aqui 150 milhões de euros e em Agosto mais 93 milhões. Setembro foi o mês com menor saldo, já que apenas 36 milhões de euros foram aplicados neste produto.

Contas feitas, apesar de alguma «transferência» de dinheiro dos certificados de aforro para os do Tesouro, o primeiro produto continua a concentrar 15.903 milhões de euros das poupanças dos portugueses, ao passo que os certificados do Tesouro levam um saldo de 427 milhões em apenas quatro meses.

fonte:agenciafinanceira

publicado por adm às 23:23

Tudo sobre os Certificados de Aforro aqui
pesquisar
 
Pesquisa personalizada
links